......................

.................

.............

Você está aqui: Pagina PrincipalColunas.PrincipaisFranquiaOs Segredos para ter uma Franquia de Sucesso

Os Segredos para ter uma Franquia de Sucesso

Um franqueado não pode se iludir: seu negócio só será bem-sucedido se ele tiver espírito empreendedor e arregaçar as mangas.

Quem pensa em abrir um negócio logo pensa: “franquia é o caminho mais fácil”. Afinal, o modelo já foi testado, a empresa tem um nome no mercado, a marca é conhecida. Mas será tão simples assim?

Há pessoas que juntam anos de suas economias, vindas do trabalho em uma empresa estável ou em um cargo público e, em determinado momento, tentam trocar essa estabilidade pelo sonho de empreender.

Muitos acham que a franquia é o caminho mais curto, mais fácil – como já está estabelecida no mercado, é lucro certo! E alguns caem na armadilha de imaginar que vão trocar a “dificuldade” da vida de empregado pela “facilidade” de ser patrão. Ou que, ao passarem do papel de subordinados para o de supervisores, tudo vai ficar certo. Mas engana-se quem pensa assim.

A franquia é encarada por muitas pessoas como um negócio fácil de administrar. Há quem compre uma unidade para presentear filhos e esposas, achando que está arrumando um “passatempo” para eles. E que basta colocar um bom gerente para administrar a franquia para ela andar sozinha, mesmo que o franqueado se ausente do dia a dia do negócio. Mas não é assim que funciona. Muitas vezes o trabalho não é menor, pelo contrário: é ainda maior do que o de um funcionário de uma grande organização.

Na verdade, é preciso empreender mesmo dentro de uma estrutura de franquias. O nível de dedicação e de entrega é enorme. É preciso entender que cada loja tem uma realidade diferente. Mesmo as menores exigem uma dedicação específica, uma adaptação ao mercado local.

Cada produto ou serviço, mesmo padronizado, nunca é igual, pois cada cliente é um cliente. Então o franqueado precisa adaptar o seu negócio para seu mundinho específico. É preciso ser presente e atuante em sua área, no bairro, no shopping, onde quer que a loja esteja.

A franquia não é um sistema imune ao risco. O ponto pode não dar certo, o negócio pode não ter o sucesso que teve em outros locais. Para ser bem-sucedida, uma franquia depende de diversos fatores, principalmente do envolvimento do franqueado com o negócio.

Portanto, antes de investir em uma franquia, faça uma autoanálise do seu espírito empreendedor. Você pretende se dedicar ao negócio como se ele fosse uma loja independente? Pesquise bem o mercado. Poucas redes dão o suporte necessário para o franqueado iniciante que tem uma expectativa alta e precisa de apoio. Muitos franqueados começam seu negócio sem nunca terem tido uma experiência anterior em administração e precisam de auxílio em vários aspectos: como lidar com pessoas, com finanças, estoques, marketing e operações, por exemplo.

Investigue se a empresa oferece suporte, converse com quem já está no negócio, entenda bem como é o dia a dia daquele casamento entre franqueador e franqueado. Isso é fundamental para se sentir acolhido no processo de conhecimento do negócio e de desenvolvimento da empresa.

Além disso, dedique-se. Dedique-se muito! Cuide de sua franquia com carinho, acolha as pessoas, os clientes e os colaboradores com cuidado e encantamento. Assim, aposto que você terá sucesso!

 

 

 


Fonte: P.E.G.N.
 

DESIGN_BY